Comunica Mais

Alunos de comunicação participam de bate papo sobre linguagem audiovisual

Na última quarta-feira (24), professores promoveram um bate papo sobre linguagem audiovisual, com foco em documentário e websérie para os alunos do curso de comunicação do 7º semestre. A aula em formato de bate papo, sendo um modelo de ensino diferente e interativo, contribuiu para ampliar o conhecimento dos alunos acerca da produção de documentários e webséries, e também serviu para guiar aqueles que desejam fazê-los como TCC. 

Durante a exposição, foram apresentados várias noções e conceitos técnicos sobre o universo audiovisual. O professor Maurício Miranda deu ênfase no processo criativo de webséries, como a elaboração de roteiro, cronograma de filmagens e escolha de elenco. Em entrevista, o professor falou sobre a popularização das webséries entre os jovens: “É um formato popular não só por conta do consumo em si, mas pelo aspecto de produção. É mais barato e a gente consegue distribuir sem precisar pagar para colocar na televisão, então as pessoas vão assistir porque se interessam pelo tema e isso atinge uma audiência mais orgânica”.

Já Jefferson Parreira, professor de Direção de Arte, Cinema e Produção de Vídeo para o curso de Publicidade, guiou os alunos para o processo de produção de documentários, tirando dúvidas, apontando erros comuns e também exemplificando passos do processo. “O meu tema do TCC na graduação foi um documentário. Parte da bagagem teórica que às vezes eu trago na disciplina vem muito do que eu já produzi até no meu TCC. É importante os alunos terem esse panorama das teorias por trás do documentário”, explica Jefferson acerca do conteúdo apresentado por ele.

A estudante Letícia Paixão, após a aula, deixou seus comentários sobre a área audiovisual. “Eu acho muito interessante, principalmente a parte da edição, mesmo sendo uma área muito trabalhosa, eu acho legal essa parte de editar e gravar para chegar no produto final, porque você está ali vendo e de acordo com o roteiro você consegue ter mais ou menos uma noção de como essa edição do documentário tem que seguir”, disse.

A ocasião contou com o envolvimento das professoras Daniela Pinto, de Projeto de Pesquisa em Publicidade e Propaganda, e Andréa Souza, de Semiótica aplicada ao Jornalismo, que através da idealização do projeto, enriqueceram também o bate papo com suas respectivas visões e experiências sobre a temática e estimulou ainda mais a interação entre os alunos.

Matéria escrita pelos estudantes de jornalismo Davi Araújo e Rafaela Paim.

Rolar para cima