Comunica Mais

Confira as produções dos alunos de publicidade do 1º semestre

Nos dias 27 e 29 de maio, os alunos do 1° semestre de Publicidade e Propaganda promoveram uma interessante imersão sobre os temas de rádio e podcast, cinema, e propaganda enganosa e abusiva. A proposta do trabalho foi feita pelo professor Rick Joilly, da disciplina de Introdução à Publicidade e Propaganda.

Na primeira exposição sobre rádio e podcast, foi explorado como o papel desse veículo tradicional se reinventa constantemente para se manter relevante na era digital, através de um divertido podcast em plena sala de aula. Os estudantes Shirley Santos, Lucas Oliveira, Juliana Moreira, Rafael Alves, Raiane Santos e Gabriel Alves, produziram um podcast chamado “Larga o Doce”, construíram um ambiente imersivo próprio e ainda transmitiram ao vivo. A ideia era criar um podcast, associado a faculdade, que conseguissem levar de forma independente mesmo depois do término do trabalho. Uma das estudantes, Shirley, ao ser questionada sobre como foi a produção do projeto, respondeu: “Tudo foi novo pra a gente, a gente é primeiro semestre, acho que 99% das coisas que a gente fez hoje, nunca fizemos, então estávamos muito apreensivos, mas também com o pensamento de que vai dar certo”.

Em seguida, aconteceu a exposição sobre publicidade e merchandising no cinema. Os estudantes responsáveis promoveram uma apresentação que ressaltou a linha do tempo da história do cinema, e em Feira de Santana, contada através de depoimentos de pessoas da cidade. Também foi exemplificado através de trechos de filmes a relação e influência da publicidade na área. Após a apresentação, a estudante Nathalia Moreira falou sobre a atividade: “O cinema sempre esteve presente na minha vida desde criança, minha mãe sempre me levou ao cinema. Já a publicidade está presente desde o momento que a gente nasce, a roupa que a gente usa, o que a gente come, em todos os lugares. Então, quando uniu esses dois, eu tive muito pra falar”, disse.

O encerramento do evento, no dia 29 de maio, focou em temas críticos como propaganda enganosa e abusiva. A exposição deu ênfase à responsabilidade ética dos profissionais de publicidade e a importância de práticas transparentes e honestas no desenvolvimento de campanhas publicitárias, através de uma dinâmica de fácil entendimento e interativa com o público. Ana Liz, uma das envolvidas na apresentação, comentou sobre o processo de construção do trabalho: “Foi muito quebra-cabeça, porque eu não queria de um jeito, outro queria de outro jeito, mas no final a gente resolveu tudo certo. A comunicação ficou boa”.

Ao final de todas as apresentações, o professor Rick Joilly contou que o objetivo da proposta foi fazer uma instrução de educação e busca de conhecimento no qual o aluno tivesse a total autonomia, elaborando como seria o jeito do próprio aluno comunicar os temas. O professor ainda enfatizou que o resultado do trabalho construído não deixou a desejar, e disse em entrevista que “A riqueza de todos os trabalhos foi que conseguiram por eles mesmos fazer interdisciplinaridade. Teve fotografia, direção de arte, redação publicitária e teve a parte técnica e teórica que a gente deixou condensado em trinta minutos de apresentação que eles entregaram de forma maravilhosa”.

Matéria escrita pelos estudantes de jornalismo Davi Araújo e Rafaela Paim.

Rolar para cima