
Na última segunda (1), e quarta-feira (3), aconteceu no estúdio de TV do NAV (Núcleo Audiovisual da FAT) o Criacine: um play na criatividade, uma atividade interdisciplinar, com direito à sessão de cinema e roda de conversa para aprimorar a formação dos universitários. Na ocasião, foi exibido o filme “AIR:a história por trás do logo”, que rendeu debates sobre planejamento e marketing na publicidade. A atividade foi promovida pelos professores Fernanda Barbosa e Felipe Chagas, com os alunos do 5° e 7° semestre do curso de publicidade e propaganda.

A professora de planejamento de comunicação, Fernanda Barbosa, na roda de conversa pós-filme, falou sobre a importância do planejamento na publicidade. Em entrevista ela comentou sobre a escolha do filme para os alunos: “Esse filme, apesar de estar falando de uma personalidade, ta falando também sobre criação de um produto para essa personalidade. Então, o nosso olhar e o nosso foco é para o desenvolvimento e campanha desse produto”

Felipe Chagas, professor de marketing 2, durante o debate sobre o filme ele falou acerca do marketing usado pela Nike, e compartilhou pontos de vista e opiniões com alunos que já atuaram ou atuam nessa área. “Os alunos eles precisam de referência. É óbvio que se a gente só fica com as referências aqui da nossa bolha, a gente acaba ficando muito pequeno. Então é uma referência a mais para que a gente possa refletir a capacidade de construir planejamentos num quilate de multinacionais, das principais marcas do mundo”, disse Felipe acerca da importância do filme para os estudantes de publicidade.

A estudante Aline Santos, do 7º semestre de Publicidade, foi uma das estudantes que participaram do Criacine. Em entrevista, ela falou sobre a visão do filme como uma estudante da área. “Existem vários insights e referências à área de comunicação no filme, desde o que é o storytelling na prática, até a representação de uma boa negociação e como ela pode influenciar no sucesso ou fracasso de empresas, parcerias ou serviços e produtos. É uma experiência dinâmica”.
Já, Hannah Valeska de Oliveira, aluna do 5º semestre de Publicidade, além de falar sobre o filme, também comentou sobre o que achou da proposta da aula. “Eu gostei bastante porque a gente sai do tradicional de ser só uma aula com slide ou só uma aula falada mesmo e acaba incentivando a participação também. Todo mundo apresentou ótimos argumentos sobre o filme, então acaba trazendo uma certa parceria na própria turma”.

Matéria escrita pelos estudantes Rafaela Paim e Davi Araújo