Aconteceu no dia 21 de Setembro, o Move Day UNIFAT, um evento que reuniu centenas de pessoas para prática da atividade física, na Avenida Getúlio Vargas. Muitas pessoas veem a prática da atividade física, especialmente a corrida, como uma maneira de exercitar e ter uma melhor qualidade de vida. É o caso da jornalista Mayara Nailane, que contou como o esporte a ajudou: “Eu trabalho muito sentada, muito estresse e correria, e a corrida me tranquilizou e ajudou até na minha respiração”.
Segundo a pesquisa Por dentro do Corre, realizada pela Olympikus e Box 1824, em janeiro deste ano, o número de praticantes de corrida de rua no país é de aproximadamente 13 milhões de pessoas. Isso coloca a corrida como o quarto esporte mais praticado no Brasil, atrás apenas da caminhada (39%), musculação (23%) e futebol (15%).
Perfil dos Corredores Brasileiros:
- Idade: 46% dos corredores têm entre 25 e 45 anos, enquanto 42% têm 45 anos ou mais.
- Gênero: 58% dos corredores são homens e 42% são mulheres.
- Região: A maioria dos corredores mora na Região Sudeste (51%), seguida pelo Nordeste (20%) e Sul (15%).
- Motivação: 83% dos corredores praticam a modalidade para cuidar da saúde física e mental, enquanto 77% consideram a corrida um estilo de vida.
Dicas para quem quer começar na corrida
A coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), Helle Nice Terrível, dá dicas valiosas pra quem quer começar a praticar o esporte: ” É ideal procurar um profissional da área que irá fazer uma avaliação e com base nela, montar um programa de treinos, com base nas suas informações e características”.

Com a popularidade da corrida, esse é o momento perfeito para você cruzar a linha de chegada da maratona da qualidade de vida.
Por: Apolo Rocha, Davi Araújo, David Pacheco, Juliana Barbosa e Rafaela Paim