
Karatê, uma das artes marciais mais populares e praticadas no mundo, ajuda na disciplina, no autocontrole e na autodefesa. Para entender mais sobre essa luta e o que é necessário para ser bem-sucedido na prática, o Hipertextualizando conversou com a aluna do Colégio Anísio Teixeira, a multicampeã Lara Beatriz.
A Beatriz é faixa preta 1º dan e tem um currículo extenso de títulos — mas extenso mesmo! Se for ler em voz alta, é bom ter fôlego, porque ela foi campeã do Pan-Americano que aconteceu no Chile em 2023, hexacampeã brasileira, heptacampeã baiana e vice-campeã mundial na Irlanda e no Japão. Esse último ela lembra com carinho e considera o mais importante da sua carreira.
“Eu penso que todas as minhas conquistas são muito importantes, porém uma muito marcante na minha vida foi poder disputar o mundial no Japão, que é o berço do Karatê, e ficar em terceiro”, afirmou.
A atleta também nos contou sobre a sua rotina de treino, tanto normal quanto na época de competição. “Minha rotina em períodos mais tranquilos, aqueles sem competição, são dias de segunda, quarta e sexta. Mas, quando iniciam as baterias de competições, os treinos são intensificados para todos os dias da semana”.
No Colégio Anísio Teixeira, o esporte é sempre visto como essencial para a formação integral dos alunos. Lara explicou que esse apoio recebido pela instituição foi fundamental para que ela alcançasse resultados como esses.
“O apoio do Colégio Anísio Teixeira foi e é fundamental na minha trajetória. Recebi apoio e flexibilidade. Sempre incentivam a prática do esporte, trazendo as disputas para o ginásio da instituição e dando visibilidade nas suas redes sociais. A educação e o esporte andam lado a lado sempre. A disciplina em ambos é necessária, e o CAT tem como base manter e sustentar de forma harmoniosa os dois”, declarou.
Para seguir essa jovem feirense super talentosa no Instagram é no @larabeatriz_oficiall ou clicando aqui.
Sobre a prática do Karatê
O Karatê é uma arte marcial de origem japonesa que combina técnicas de ataque e defesa usando principalmente socos, chutes, joelhadas e bloqueios. Mais do que um esporte de combate, o Karatê valoriza o desenvolvimento físico e mental do praticante.
Os treinos costumam ser divididos em três partes principais: kihon (técnicas básicas), kata (sequência de movimentos simulando combate) e kumite (luta com oponente). Além do aprimoramento técnico, os praticantes aprendem sobre respeito, ética e autocontrole.
O sistema de graduação é feito por faixas de cores diferentes, indicando o nível de experiência do aluno. A faixa preta, como a da atleta Lara Beatriz, representa um alto grau de conhecimento e dedicação.
Com o tempo, o Karatê se consolidou como uma prática esportiva com campeonatos regionais, nacionais e internacionais, atraindo atletas do mundo todo e sendo reconhecido como uma poderosa ferramenta de educação e formação pessoal.
Escrito por: Rafael Carvalho