Ocorreu em 21 de setembro deste ano, a 1ª edição do Move Day, promovido pelo Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT) em parceria com a Rádio Sociedade de Feira, na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Um evento para prática de atividade física, que teve o propósito de juntar pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida.
O evento destacou como esportes, como a corrida, são importantes aliados na prevenção e tratamento de doenças e transtornos emocionais. É o caso do militar Luan Gabriel, que contou sobre como a corrida o ajudou a superar a morte de um ente querido: “A corrida entrou em minha vida, quando perdi o meu avô e desenvolvi ansiedade. Me ajudou muito.”
Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mostrou um aumento de 90% nos casos de depressão, entre março e abril de 2020. Além disso, os episódios de crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo dobraram no mesmo período de lá pra cá.
A Psicóloga Ariana Bittencourt, comenta sobre a importância da corrida para a ajudar a lidar com esses problemas: “A atividade física é como um remédio, dentro das especialidades de saúde mental. A gente sabe hoje que a atividade física é capaz de mexer nos níveis de neurotransmissores responsáveis pela saúde mental, aumento da produção da serotonina e da dopamina, e da diminuição, a longo prazo, do cortisol, equilibrando o estresse, promovendo o bem-estar, entre outros benefícios.”
O Move Day UNIFAT mostrou que correr vai muito além de buscar saúde física. O evento reforçou a prática esportiva como fator capaz de transformar vidas, prevenir doenças, fortalecer o corpo e também a mente. Ao reunir centenas de pessoas em um mesmo propósito, a iniciativa destacou que cada passo pode ser um avanço no cuidado com a saúde mental e na construção de uma vida com mais equilíbrio e bem-estar.
Por: Apolo Rocha, Davi Araújo, David Pacheco, Juliana Barbosa e Rafaela Paim