Em evento, estudantes mergulharam nas etapas de criação de um produto publicitário.
O “Desvendando a arte de criar campanhas publicitárias” ocorreu no sábado (15), na UNIFAT. O projeto de imersão contou com a participação de nomes do mercado publicitário de Feira de Santana, incluindo Monalisa Conserva, Igor Correia, Marcos Vinicius e Mazinho Nunes. O objetivo da ocasião foi, de fato, proporcionar que os estudantes articulassem entre as fases na criação de uma campanha publicitária ao longo de todo o dia. Desde a redação, passando pelo design de arte, até a fase de estratégias de marketing e captação de consumidores, onde no fim do dia, fosse possível que os inscritos adquirissem material para portfólio.
O CEO da agência Birô Comunicação, Igor Correia, abriu o evento pela manhã falando sobre a importância do redator publicitário dentro do processo criativo, através de um workshop, também contou sobre a sua trajetória, e ao final montou um brainstorm com os alunos que resultou em uma campanha publicitária voltada para o vestibular da UNIFAT.

Durante a tarde, o diretor de arte Mazinho Nunes, destacou sobre a importância e características da área de design e peças gráficas. Foi possível compreender desde o planejamento até a criação de elementos visuais feitos para as diferentes mídias. “Hoje o diretor de arte tem a responsabilidade de criar o sentimento, sabe? Tem essa questão de transmitir visualmente essa perspectiva que realmente você quer passar. Então o diretor de arte tem esse poder de transformar ideias em sentimentos”, destacou Mazinho em entrevista.

Logo após, o último momento da imersão foi focado nas estratégias digitais. Monalisa Conserva e Marcos Vinicius, especialistas em gestão de marketing, abrangeram temas sobre análise estrutural das peças publicitárias, comunicação eficaz com os consumidores e o uso assertivo de tráfego pago para o sucesso das campanhas na era digital. Monalisa, em entrevista destacou: “O grande diferencial é isso, você conseguir alcançar o seu objetivo através dessas estratégias. Hoje o marketing veio muito para o ambiente digital, então é importante o investimento em tráfego pago para que a gente consiga levar visibilidade para essas campanhas”.

Concluído o dia de imersão, Maria Clara Pimenta, estudante de publicidade e propaganda, deixou suas impressões sobre o dia em entrevista ao Comunica Mais: “Foi muito legal participar disso. Tivemos quatro profissionais aqui, de áreas que são diferentes, mas se compõem. Eu sou apaixonada pela área de redação, é onde as campanhas começam, mas eu também sou apaixonada pela parte digital e gostei muito de saber mais sobre tráfego também. Foram momentos que eu realmente gostei de conhecer uma nova área e um pouco mais da minha também”.
Confira esta matéria também em vídeo.
Texto: Davi Araújo e Rafaela Paim, estudantes de jornalismo.