Na última segunda-feira (1), os estudantes do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifat participaram de uma roda de conversa com dois nomes de destaque da comunicação em Feira de Santana: Murilo Cajaiba, publicitário e CEO da Agência Birô Comunicação, e Dilton Coutinho, radialista e CEO do programa e site Acorda Cidade. O encontro, realizado na sala 12 da instituição trouxe o tema “Papo de Comunicação: Histórias que Abrem Caminhos”.
A atividade fez parte da disciplina Fundamentos da Comunicação, ministrada pelo professor Igor Corrêa, e teve como objetivo promover um diálogo direto entre estudantes iniciantes e profissionais experientes, possibilitando reflexões sobre a atuação no mercado.
Durante o bate-papo, os convidados compartilharam suas trajetórias. Dilton Coutinho relembrou o início da carreira no jornalismo esportivo, área na qual chegou a cobrir Copas do Mundo, até consolidar-se como uma das vozes mais reconhecidas do rádio feirense. Hoje, à frente do Acorda Cidade, programa de rádio e portal de notícias, ele destacou a relevância do veículo no jornalismo comunitário. “O jornalismo comunitário exerce uma função de dar voz às pessoas. A gente ouve uma reclamação da comunidade e repassa aos setores responsáveis, cobrando providências. É uma forma de aproximar a população do poder público e dar visibilidade ao que acontece no dia a dia das pessoas”, afirmou.

Já Murilo Cajaiba compartilhou os caminhos que o levaram ao empreendedorismo na área de publicidade, ressaltando os desafios e conquistas à frente da Agência Birô Comunicação. Ele destacou a importância de acreditar no próprio projeto e de buscar constante atualização.
Para o coordenador do curso, Emanuel Peixoto, iniciativas como essa ampliam as possibilidades de formação. “Sempre no primeiro semestre, a gente tem uma dinâmica de trazer convidados ilustres, tanto na área de publicidade quanto na de jornalismo, para esses alunos terem contato e também fazer perguntas sobre a área, exemplos e dúvidas sobre o mercado de trabalho. Então, esse processo é fundamental para a experiência e o networking”. avaliou.

A roda de conversa também contou com a participação ativa dos estudantes, que puderam tirar dúvidas e trocar impressões com os convidados. A estudante de jornalismo Juliana Barbosa avaliou de forma positiva o momento. “Ouvir histórias reais como essas é uma experiência que mostra, na prática, que cada trajetória é construída passo a passo”, destacou.
Texto: Davi Araújo, estudante de jornalismo.